segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Arara ameaçada no Brasil nasce na Espanha

Por Globo Rural



Esse filhote de plumagem azul brilhante, que aprende timidamente a comer, é a quinta arara spix a nascer na Espanha, uma vitória ambiental para esta ave extinta em seu hábitat natural, a Caatinga brasileira, da qual só existem 73 exemplares no mundo.

Nascida em março, a ave pertence ao governo do Brasil, que encomendou há 20 anos à ONG Loro Parque Fundación o projeto específico de recuperação da espécie, no qual o centro radicado na ilha espanhola de Tenerife investiu mais de US$ 720 mil. Como resultado, já conta com oito exemplares.

Rafael Zamora, biólogo do Departamento de Conservação do centro, explica que a Loro Parque Fundación é a maior reserva genética do mundo de psitacídeos (papagaios, araras, periquitos e cacatuas), com um criadouro único, com mais de 4,1 mil aves. Por ano, nascem 1,5 mil pássaros no centro.

É o caso da arara spix, também conhecida como ararinha azul, extinta desde 2000 na Caatinga brasileira, uma floresta primitiva de clima árido. Nessa região, vivia esta arara de voz especial e de tom azul único na natureza, de aparência frágil e delicada e que, quando adulta, pode viver até 50 anos.

Curiosamente, o último exemplar em liberdade desapareceu pouco tempo após ser descoberta a espécie, devido às capturas.

Há 14 anos, nascia a primeira arara spix em Tenerife, uma fêmea que agora é a mãe do filhote. O biólogo comenta que Tenerife é o local perfeito para estas aves, pelo clima ameno, e porque reproduz as mesmas condições do habitat natural, com uma dieta adequada e inclusive mais rica que em liberdade, pois são oferecidos às aves maior variedade de sementes e outros nutrientes.

Nenhum comentário: