quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Espécies marinhas transportadas pelos navios ameaçam habitats


Navio cargueiro

A água utilizada pelas embarcações como contrapeso para cargas pode transportar milhares de criaturas para regiões do planeta onde elas se transformam numa grande ameaça para as espécies locais.

Por Marcelo Torres, da Rádio ONU em Londres.*

A Organização Marítima Internacional, OMI e a Comissão do Mar Negro trabalham em conjunto para evitar o perigo da transferência de criaturas marinhas de diferentes regiões do mundo por navios cargueiros.

"A OMI calcula que, todos os anos, entre 3 e 10 bilhões de toneladas de água sejam transferidos entre diversas regiões do planeta por navios cargueiros.

Cargas
A chamada "água de lastro" fica dentro das embarcações e é usada para balancear o peso das cargas, proporcionando uma navegação mais segura.

O problema é que, ao coletar água do mar para usar como contrapeso, os navios também acabam colocando a bordo milhares de criaturas marítimas que se deslocam de um habitat para outro.

Em muitos casos, esse transporte de animais desconhecidos de certas regiões provoca o extermínio de espécies que não estão preparadas para se defender.

Seis Países
O Mar do Norte já sofreu de maneira severa, de acordo com os cientistas que trabalham em conjunto com a OMI. Os ataques às espécies nativas fez diminuir o estoque de peixes do mar.

A organização trabalha em conjunto com seis países banhados pelo Mar do Norte - Rússia, Ucrânia, Bulgária, Romênia, Turquia e Geórgia - para tentar melhorar o controle sobre a água de lastro dos navios."

Um acordo assinado entre a comissão desses países e a OMI também prevê a cooperação para evitar poluição causada por combustíveis e o despejo de lixo nas águas.

Nenhum comentário: