terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ibama aprova manejo sustentável de madeira e óleo de copaíba na floresta do Jamari

O Ibama concluiu a análise do Inventário Florestal e do Planos Operacionais Anuais (POA) referente às concessões de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), na Floresta Nacional de Jamari, em Rondônia.

Foi aprovada a exploração de 66.267m³ de madeira, de 37.107m³ de resíduos florestais, e de cerca de 500 litros de óleo de copaíba nos 2.800 hectares de efetiva exploração prevista no ano de 2010 para as três concessionárias envolvidas no processo.

Segundo os laudos dos analistas ambientais da diretoria de Uso Sustentável de Biodiversidade e Florestas do Ibama (DBFlo), a intensidade de corte gira em torno de 25m³ por hectare, no caso de uma das concessionárias, será explorada 2,5 árvores por hectare.

O grupo de analistas também vistoriou uma das guaritas que está sendo construídas no interior das áreas de manejo das empresas para abrigar as operações de controle e monitoramento das atividades.

Ao fim dos procedimentos administrativos, que incluem a homologação do POA 2010 pelo Superintendente do Ibama no estado de Rondônia, a Autorização de Exploração será emitida por aquela Superintendência.

O diretor da DBFlo, Américo Tunes, declarou que a aprovação do POA, seguindo todos os critérios técnicos , “consiste na busca da sustentabilidade especialmente no que se refere à oferta de madeira legal no mercado, cujo incremento deverá propiciar um esvaziamento na cadeia à exploração ilegal”.

Fonte: DBFlo Ibama

Nenhum comentário: