segunda-feira, 9 de agosto de 2010


Linha do fogo em assentamento no Acre na semana passada

Por Altino Machado, do Terra
O governador Binho Marques (PT) decretou nesta segunda-feira (9) Estado de Alerta Ambiental no Acre em razão de iminente possibilidade de desastre decorrente da incidência de incêndio em coberturas florestais e queimadas descontroladas.

A decisão foi recomenda pela Comissão de Gestão de Riscos Ambientais, que não foi atendida em relação à suspensão das autorizações de queima.

O número de focos de calor registrados entre janeiro e julho de 2010 representa aumento de 123% em relação ao observado em 2008 e 587% em relação a 2009, ainda que menores em relação a 2005, quando a região foi palco de um megaincêndio.
 
O governo do Acre afirma que a maioria das queimadas descontroladas e dos incêndios florestais são conseqüência de atividades ilegais e não autorizadas. Nos últimos dias houve aumento nas ocorrências de queimadas e a elevação da concentração de fumaça na parte leste do Estado, que se elevou com as emissões das queimadas nos estados e países fronteiriços.

De acordo com a Comissão de Gestão de Riscos Ambientais do Acre, existe previsão para os próximos meses de maior probabilidade de temperaturas acima da média para todo o Estado, reforçado pela ausência de chuvas neste período da estiagem amazônica.

Também é considerado pela Comissão de Gestão de Riscos Ambientais do Acre a previsão de friagem e ventos fortes para os próximos dias, o que poderá potencializar a diminuição da umidade relativa do ar, deixando as florestas mais suscetíveis a incêndios e ao aumento do risco de fogo no Estado.
 
Degradação
Dados do sistema de detecção do desmatamento em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indicam que 243,74 km² da floresta amazônica sofreram corte raso ou degradação progressiva no último mês de junho.

Desmatamento por Estado:

Acre = 0,69 km²
Amazonas = 24,36 km²
Maranhão = 10,69 km²
Mato Grosso = 36,5 km²
Pará = 160,63 km²
Rondônia = 8,83 km²
Tocantins = 2,04 km²

Total: 243,74 km²

Pontos amarelos de mapa do Inpe mostram a localização dos alertas. Em rosa, as áreas não monitoradas devido à cobertura de nuvens, que foi de 28% em junho

Nenhum comentário: