segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ONU aconselha uma reforma do grupo de especialistas do IPCC

O grupo intergovernamental de especialistas sobre a mudança climática deve sofrer uma reforma profunda para evitar novos erros como os cometidos em 2007 a respeito do Himalaia, concluiu a ONU nesta segunda-feira.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mudou muito pouco desde sua criação, concluiu um grupo de especialistas que examinou seu funcionamento e recomendou a reforma para incrementar o processo de transparência e responsabilidade.

Aconselhou, além disso, a criação de um comitê executivo e a nomeação de um "cientista iminente" para que atue como diretor do organismo e adote, além disso, medidas para evitar os "conflitos de interesse".

Criado há 20 anos pela ONU, premiado com um Nobel da Paz, o IPCC publica a cada seis ou sete anos um relatório que serve de referência para as negociações internacionais sobre a mudança climática.

O IPCC admitiu em janeiro passado que cometeu um "erro lamentável" ao afirmar, em 2007, que as geleiras do Himalaia derretiam mais rápido do que as outras e que podiam desaparecer por volta de 2035 ou mesmo antes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hi - I am really glad to discover this. great job!