segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ONU saúda conclusões de relatório sobre alterações climáticas

Documento foi apresentado esta segunda-feira pela 'InterAcademy Council', uma organização internacional com sede na Holanda; ela foi nomeada em Março para avaliar erros de informação produzidos pelo Ipcc, o principal órgão da ONU para mudanças climáticas.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A estrutura de administração do Painel Intergovernamental de Mudança Climática da ONU, Ipcc, tem de passar por uma 'reforma fundamental'.

A recomendação foi apresentada esta segunda-feira em Nova Iorque, com a divulgação de um relatório do 'InterAcademy Council'.

Recomendação
A organização internacional, com sede em Amsterdão, na Holanda, foi nomeada, em Março, para avaliar erros de informação produzidos pelo Ipcc sobre efeitos da mudança climática.

As informações foram divulgadas em 2007. No mesmo ano, o Ipcc admitiu que tinha cometido um erro ao afirmar que as geleiras do Himalaia poderiam desaparecer até 2035.

Uma outra recomendação do relatório é a revisão da maneira sobre como as constatações científicas são apresentadas ao público.

Relatório
Numa nota, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, agradeceu o relatório e disse que, devido à gravidade da mudança climática, é vital que o mundo receba as melhores avaliações sobre o tema através do Ipcc.

Durante uma entrevista a jornalistas em Nova Iorque, e por videoconferência em Genebra, o chefe do Ipcc, Rajendra Pachauri, disse que não podia comentar as conslusões do relatório porque ainda não tinha lido o documento.

Respondendo a uma pergunta sobre se renunciaria ao cargo, Pachauri disse que está disposto a implementar as mudanças sugeridas e que não especularia sobre nenhum ponto antes de ler o documento.

Avaliações
Pachauri disse que quaisquer que sejam as ações e recomendações, elas ajudarão a guiar as futuras avaliações sobre a ciência da mundaça climática.

Em 2007, o Ipcc recebeu o Prémio Nobel da Paz pelos seus trabalhos contra o aquecimento global.

Nenhum comentário: