terça-feira, 23 de novembro de 2010

Biota-FAPESP lança nova chamada de propostas

Da Agência FAPESP 

O programa Biota-FAPESP lança chamada de propostas com o objetivo de promover o avanço do conhecimento nas áreas relacionadas à taxonomia, sistemática e filogeografia de grupos de organismos que ocorram no Estado de São Paulo.

A chamada visa também as Unidades de Gerenciamento Hídrico do Estado identificadas como pouco estudadas no Science Plan and Strategies for the next decade (disponível em www.fapesp.br/biota/10scienceplan.pdf) e as áreas insulares.

O foco da chamada inclui, entre outros: revisões taxonômicas de grupos; morfologia e anatomia; sistemática e filogenética; inventários biológicos; formação de recursos humanos nas áreas de taxonomia e sistemática e projetos na área de educação visando à produção de material didático para os ensinos fundamental e médio.

Será considerado relevante para a análise o uso de estratégias experimentais inovadoras. Embora sejam esperadas propostas de estudo da biota paulista, a chamada não se restringe às fronteiras do Estado de São Paulo.

Os inventários devem ser cuidadosamente planejados por especialistas, incluindo coletas, obtenção de amostras para análise molecular, quando possível, técnicas de preservação e depósito em museus/herbários ou coleções indexadas internacionalmente para assegurar sua fixação.

Projetos com potencial de aplicação na área de conservação e recuperação da biodiversidade, utilizando os conhecimentos gerados, principalmente pela determinação de espécies novas e ameaçadas e de hot-spots de biodiversidade, também são estimulados.

As propostas devem ser apresentadas nas linhas de fomento de Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático e no Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Para propostas do Programa Jovens Pesquisadores, poderão ser consideradas propostas enviadas por pesquisadores residentes em outros estados brasileiros ou no exterior (brasileiros ou não) que desejam desenvolver pesquisa no Estado de São Paulo. As propostas serão recebidas até o dia 14 de fevereiro de 2011.

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/materia/5945

Instituto Virtual da Biodiversidade
Os objetivos do programa Biota-FAPESP são inventariar, mapear e caracterizar a biodiversidade do Estado de São Paulo, incluindo fauna, flora e microrganismos, avaliar as possibilidades do uso sustentável de plantas, animais ou outros organismos com potencial econômico e subsidiar a formulação de políticas de conservação.

O Programa foi denominado Instituto Virtual da Biodiversidade por sua forma de organização, integrando pesquisadores de várias instituições e estudantes por meio da internet. Envolve mais de 1,2 mil profissionais (900 pesquisadores e estudantes das principais universidades públicas paulistas, institutos de pesquisa e organizações não-governamentais, 150 colaboradores de outros estados brasileiros e 80 do exterior).

Além do avanço do conhecimento fundamental e aplicado sobre a caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade do Estado de São Paulo, o Biota-FAPESP vem contribuindo significativamente para a formação de recursos humanos altamente qualificados em pesquisa e desenvolvimento nessas áreas.

Mais informações sobre o Biota-FAPESP: www.fapesp.br/biota

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks for your helpful Post, I hope you have a good day!.

thanxxx
single mother grants