sábado, 8 de janeiro de 2011

Coppe lança revista

Por Andreza de Lima Ribeiro - Agência UFRJ de notícias

A reflexão sobre a importância da engenharia na conciliação com os dois assuntos que têm desafiado o conhecimento humano norteia a revista Clima & Energia: a Coppe e os desafios da mudança climática. A publicação aborda o papel da Engenharia no enfrentamento dos problemas consequentes da produção e uso da energia, além de  revelar a opinião de especialistas sobre o assunto.

Conciliar clima e energia é a missão do  Instituto de Tecnologia e Engenharia das Mudanças Globais (Instituto Coppeclima), cuja governança está em processo de formulação. De acordo com o editorial da publicação da Coppe, “a  missão do Instituto Coppeclima é potencializar a atuação das múltiplas iniciativas que, nas últimas duas décadas, nasceram da criatividade e da capacidade de liderança dos profissionais da Coppe, tais como os ônibus a hidrogênio e pilha a combustível, elétrico ou híbrido a álcool e o trem de levitação magnética. Sem tolher ou substituir quaisquer dessas iniciativas, o Instituto pretende ser uma interface entre todas elas – e delas com o ambiente externo à Coppe. Seu papel é identificar oportunidades de interação e propor novos arranjos e novos olhares que enriqueçam ainda mais nossa já rica atuação nessa área”.

A revista está dividida em seis capítulos e pode ser acessada através do link
http://www.coppe.ufrj.br/pdf_revista/COPPE2011_leitura.pdf.

Um comentário:

Newton Almeida disse...

Logo que assumi a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em abril de 2.000, me deparei com um grande desafio : o lixão a céu aberto de Mato Frio. Quando eu ia lá para conversar com aqueles brasileiros que viviam do que os outros jogavam fora, eu ficava com a garganta irritada e tossia, por causa da fumaça. Os incêndios ocorriam de maneira espontânea, devido ao gás metano . Muita mosca, cheiro de podre, urubus, chorume do lixo, e seres humanos que precisavam de ajuda . Quem nunca foi a um lixão fica chocado. Um cenário triste e deplorável (foto , acima, do Lixão do Mato Frio , em Rio Bonito, ano de 2.001) .