quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pesquisadores vão estudar chuvas na Bacia Amazônica


Durante os próximos quatro anos, cerca de 30 pesquisadores do Laboratório Misto Internacional Franco-Brasileiro Observatório das Mudanças Climáticas (LMI-OCE) se dedicarão ao estudo dos regimes de chuvas na Bacia do Rio Amazonas. O projeto Clim-Amazon quer saber como o clima da região se comportou nos últimos 10 milhões de anos.


O estudo é financiado exclusivamente pela União Europeia (€ 2 milhões). Os pesquisadores vão observar os sedimentos encontrados no leito e no fundo de várias partes do Rio Amazonas, desde a nascente nos Andes até a foz no Oceano Atlântico.
 Os dados coletados pela observação dos sedimentos poderão indicar se houve variação climática no período. “Será que o regime de chuva na Bacia Amazônica permaneceu constante nos últimos 10 milhões de anos ou será que houve mudanças?”, pergunta o diretor de geologia e recursos minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e professor do Laboratório de Geocronologia da Universidade de Brasília (UnB), Roberto Ventura Santos.

Essas informações podem ser relevantes em projeções sobre o comportamento futuro das chuvas na região. A pesquisa utilizará material coletado em estudos anteriores, novas coletas de água barrenta ou amarelada no Rio Amazonas (sedimento em suspensão) e material obtido em perfurações de 300 a 400 metros de profundidade, além de material de satélite que pode, por exemplo, trazer imagens sobre as áreas com erosões.

 Além de cientistas franceses e brasileiros, participam do Clim-Amazon pesquisadores alemães e holandeses. A expectativa é que em breve cientistas de outros países, inclusive da região amazônica, sejam envolvidos no projeto entre doutores, pós-doutores e pesquisadores visitantes.

Fonte: Fapeam


Nenhum comentário: