quinta-feira, 29 de junho de 2006

Sancionada lei que instala coleta seletiva de lixo nas escolas de Niterói

Niterói, 29/06/06

Daniel Brunet

Coletar separadamente o lixo nas escolas municipais de Niterói, agora, é lei. Desde o ano passado, a prefeitura já vinha desenvolvendo um projeto de conscientização ambiental com os alunos do ensino público da cidade, e ontem, o prefeito Godofredo Pinto sancionou a lei 2355, de autoria do vereador Rodrigo Farah, que autoriza o Executivo a instalar, de forma gradativa, lixeiras de coleta seletiva nas unidades escolares.

O subsecretário de educação, José Henrique Antunes, comenta que o projeto pedagógico desenvolvido nas escolas prevê ações de conscientização ambiental para os alunos. As palestras e distribuição de material informativo são em parceria com a Companhia de Limpeza Urbana (Clin), que envia técnicos às escolas. "O espaço escolar é um espaço de formação da cidadania. Essa lei consolida nosso projeto pedagógico e eleva o nível de consciência entre os alunos", diz Antunes. O subsecretário conta que, cumprindo o programa de Cultural Ambiental da Clin, algumas escolas do município já possuem lixeiras de coleta seletiva. Antunes acrescentou que o cumprimento da nova lei ficará sob responsabilidade da Clin.

A assessoria de comunicação da Companhia de Limpeza Niterói esclarece que está estudando a lei e busca meios de cumpri-la. Não há previsão para que mais lixeiras sejam instaladas. A lei 2355 determina que sejam colocados recipientes para depósito de detritos de plástico, vidro, papel, metais e matérias orgânicas. O programa de Cultura Ambiental foi lançado em abril desse ano, mas em 2005, algumas unidades de ensino começaram a receber os cestos de separação do lixo. Hoje, segundo a Clin, cerca de 50% das 51 escolas possuem coleta seletiva. Nas ações, os temas abordados são voltados para os problemas causados pelo lixo e soluções viáveis, entre elas a reutilização e reciclagem. Dentro deste projeto, a Clin distribui um kit com dois posters, 40 cartilhas informativas, uma fita de vídeo com o filme "Quixote Reciclado" e dois cadernos do professor, que sugerem atividades para os alunos. A separação do lixo agiliza o processo de reciclagem, e esta, diminui a extração de matéria prima da natureza. A reciclagem do vidro, por exemplo, atenua o processo de extração de areia (sílica).

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário: