quinta-feira, 13 de julho de 2006

Agasalhos para a bicharada

O macaco Jimmy enfrentará o frio com seu cobertor

Niterói, 13/07/06

Roberta Nápolis

Não é só o homem que tem sua rotina alterada com a chegada da estação mais fria do ano. Na Fundação Jardim Zoológico de Niterói (Zôonit), os animais passam a receber cuidados diferenciados para se protegerem do frio. Segundo o veterinário do ZôoNit, André Sena, apesar de o inverno fluminense não ser dos mais rigorosos, as quedas de temperaturas deixam os animais mais suscetíveis às doenças respiratórias.

"Como nós, os animais ficam mais vulneráveis nesta estação, por conta das baixas temperaturas e as chuvas. Por isso, todos procuram mais alimentos ricos em gordura", explicou Sena. Durante o inverno, aumenta o consumo de abóbora, batata-doce, inhame e ovos cozidos, alimentos que agradam tanto aos animais silvestres como as aves. Somente os répteis não sofrem alterações na rotina alimentar. A jaula que abriga as jibóias, já foi modificada: quatro lâmpadas de 200 watts foram instaladas e mantêm as cobras aquecidas. O mesmo acontece no tanque dos pingüins.

Segundo a presidente da Fundação, Giselda Candiotto, todos os viveiros têm 50% de área coberta. Os primatas, entre eles o macaco Jimmy, também já receberam seus cobertores para se aquecerem.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário: