terça-feira, 18 de julho de 2006

Cachoeiras sofrem com o abandono

Niterói, 18/07/06

Emanuel Alencar

Como se não bastassem a poluição e o desmatamento, as cachoeiras e quedas d’água em Niterói sofrem com a negligência e a falta de fiscalização das autoridades. Órgãos não assumem a responsabilidade pelos cursos de água, não desenvolvendo estudos sobre suas condições de balneabilidade, mapeamento por GPS ou verificação das margens. Não há nem levantamento de quantas cachoeiras existem no município.
De acordo com o subsecretário de Recursos Hídricos de Niterói, Leonardo Giordano, não é atribuição do município monitorar as cascatas da cidade."Não é competência nossa, e sim da Feema, que deveria fazer coleta de balneabilidade das cachoeiras assim como faz a das praias", critica.Através de sua assessoria, a Feema informou que a responsabilidade pelo monitoramento das cachoeiras passou para o município recentemente. No entanto, o órgão não enviou qualquer documento explicitando a alteração.

Poluição – Com a ajuda do ambientalista Cássio Garcez, da ONG Ecoando, O FLUMINENSE contabilizou pelo menos quatro quedas d’água em Niterói: na Estrada da Cachoeira (Avenida Rui Barbosa), no Cafubá, no Cantagalo (atrás do cemitério Parque da Colina) e na Reserva Darcy Ribeiro (Jacaré). De acordo com Garcez, nenhuma destas cascatas tem condições ideais de balneabilidade – as únicas que ainda recebem banhistas são as do Cafubá e do Cantagalo. Ele critica a falta de cuidado com as riquezas naturais da cidade."Antigamente era possível tomar banho nestas cachoeiras, hoje é impossível. Muitas viraram esgoto puro", lamenta, citando o exemplo da cachoeira da Avenida Rui Barbosa, que liga São Francisco ao Largo da Batalha.
Na busca de soluções a longo prazo, o professor de Recursos Hídricos da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio da Hora, sugere que a Feema delegue ao município a responsabilidade de monitorar os cursos d’água:"Esta proposta chegou a ser discutida, mas não foi levada adiante".
Turismo- Já o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur, José Mauro Haddad, diz que a Prefeitura tem o interesse em incentivar o turismo ecológico e, conseqüentemente, a preservação das cachoeiras."Os passeios às corredeiras estão incluídos no projeto de lei recém-aprovado que regulamenta as caminhadas turísticas de aventura na cidade. Acredito que com maior visibilidade, nossas belezas naturais passarão a ser mais fiscalizadas".

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário: