sábado, 15 de julho de 2006

Ceal é multada pela secretaria de Meio Ambiente

Maceió, 15/07/06

A Companhia Energética de Alagoas (Ceal) terá que pagar à Secretaria Municipal de Proteção do Meio Ambiente (Sempma) multa no valor de R$ 75 mil por ter podado árvores de forma inadequada num manguezal pertencente à Área de Proteção Ambiental (APA) localizada no Complexo Lagunar Mundau/Manguaba.

A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (14). De acordo com Ricardo Ramalho, funcionários da companhia realizaram ‘corte raso’ nas árvores, ou seja, cortaram abaixo de 1,5 metro. O Código Florestal e a Lei das Árvores, porém, estabelece que os cortes devem ser feitos até, no máximo, 1,5 metros. "É preciso que todos se conscientizem da importância de podar árvores corretamente para que o meio ambiente não fique danificado", explicou o secretário Ricardo Ramalho. Ele acrescentou que a Sempma deve entrar com uma representação do Ministério Público Federal denunciando a Ceal pelo ocorrido.

Ramalho também está preocupado com a podação das árvores no perímetro urbano de Maceió. Ele explicou que muitas delas estão sendo podadas por funcionários da Ceal erradamente. E isso, comprometeria o meio ambiente. Enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, no mínino, 12 metros quadrados de área verde por habitante. Maceió tem menos de três metros quadrados por habitante enquanto que João Pessoa, por exemplo, tem 40 metros quadrados por habitante.

Fonte: Alagoas 24 horas

Nenhum comentário: