sábado, 8 de julho de 2006

Usuário elogia chuveiro com água quente e farta

Belo Horizonte, 08/07/09

Magali Simone

Tomar banho quente sem ter que diminuir o volume de água que cai do chuveiro mesmo no inverno. Isso sem culpa e sem medo porque não terá de pagar tão caro por um banho mais demorado.

Esse é um dos motivos que levaram o engenheiro Paulo Mendes, 69, especialista em construção de estradas, a adotar o sistema de energia solar em sua casa, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. “Em 1985, quando morava no Mangabeiras, decidi usar pela primeira vez esse sistema. Já mudei várias vezes de casa e sempre instalo energia solar onde moro. Não dá para comparar a qualidade da água com a dos outros sistemas. A água é muito mais quentinha”, afirmou. Depois que o sistema de energia solar é implantado na residência, o usuário não gasta mais nada com energia elétrica na hora do banho, segundo Mendes. De acordo com o engenheiro, em três anos o usuário recupera o gasto com a implantação do sistema. “O melhor é que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a água fica mais quente durante o inverno. Embora as temperaturas estejam baixas, é muito difícil chover nesta época e as placas do sistema captam muito mais energia”, elogiou.

Procura - O consultor Paulo Henrique Abreu, 36, especialista em implantação de energia solar em residências, diz que a procura em Belo Horizonte e região está aumentando. De acordo com o consultor, mesmo em cidades mais frias, como Nova Lima, essa opção de energia não é descartada. “As pessoas até implantam sistemas complementares de energia, como o aquecimento elétrico ou a gás. Mas não abrem mão da energia solar”, disse Abreu. O preço para a instalação do sistema, ainda conforme o consultor, varia de acordo com a necessidade de cada consumidor. “A implantação de um sistema para uma casa de três banheiros, por exemplo, fica em aproximadamente R$ 12 mil. Em prédios, o valor é bem maior. Mas depois de implantado, a pessoa simplesmente não paga mais energia elétrica para o aquecimento da água”, explicou.

Fonte: Jornal O Tempo

Nenhum comentário: