sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Campanha vacina cães e gatos contra raiva em Minas

Belo Horizonte, 18/08/06

Começou em Minas Gerais a vacinação contra raiva. Os donos devem levar cães e gatos para serem vacinados nos postos espalhados pelo Estado. No Sul de Minas, a campanha já começou. Em Alfenas, a meta é vacinar 8,5 mil bichos. Na cidade, e também em Lavras, hoje é o último dia de vacinação. Em Varginha, também no Sul de Minas, a imunização segue até o fim do mês.

Devem ser vacinados os cães e gatos com mais de três meses de idade. A consultora de Zoonose da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Thalita Chamone, informou a "Globo Minas", que a vacinação seja anual. Ela deve ser executada pelas prefeituras, com a supervisão da secretaria. Segundo ela, cada prefeitura define a data da campanha no município. A área de maior risco para a doença são as regiões do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri.
A raiva atinge todos os animais mamíferos, inclusive o homem. Os cães e gatos são vacinados porque convivem mais com o ser humano e, por isso têm maior chance de transmitir a doença.
Outros animais também são transmissores: cavalos, bois, morcegos, porcos, bodes. Os sintomas da doença são dor de cabeça, dormência e formigamento onde houve a mordida do animal.
No ano passado, segundo a SES, foram vacinados cerca de três milhões de animais em Minas. Para saber outras informações, ligue para 0800-283-22-55

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: