segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Prefeitura realiza visita na Usina Hidrelétrica de Picada

Juiz de Fora, 21/08/06

Diversos setores da Prefeitura, entre eles, a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SPGE), a Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA), a Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora (Agenda JF) e a Agência de Gestão de Transporte e Trânsito (Gettran), realizaram uma visita, nesta quarta-feira, dia 16, à Usina Hidrelétrica de Picada, em Torreões. A iniciativa teve como objetivo, levar representantes das diversas secretarias para conhecer o empreendimento que deverá ser entregue à população em breve. Segundo o subsecretário de Fomento à Indústria, Comércio e Turismo, Julio Gasparette, a intenção da visita foi, também, criar oportunidade para os setores da Prefeitura sugerirem modificações nos documentos que serão entregues pela diretoria da Usina à Prefeitura.

Em setembro deste ano, a administração municipal receberá o Plano de Manejo da Unidade de Conservação, que trará a definição da forma de uso do parque e como será feita a recepção dos visitantes, tendo como foco a preservação dos atrativos naturais. Na mesma época, também será entregue, pelo Grupo Votorantim, o Plano Diretor do Uso do Reservatório, que determina a melhor maneira de utilização do lago. Antes de aplicados, os documentos serão analisados por diversos órgãos da Prefeitura.

O parque possui uma área de 240 hectares que deverá ser aproveitada para incrementar o ecoturismo do município. E, para valorizar a região do entorno também será impulsionado o turismo rural, lembra a coordenadora do Turismo da Prefeitura, Danielle Feyo. Ainda como contrapartida da Votorantim, será entregue, à Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental, uma ambulância equipada para atender a população da região do entorno do empreendimento, ou seja, as comunidades de Torreões e Monte Verde, “temos que possibilitar uma articulação constante entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade para fazer o turismo tomar uma nova cara”, afirma a coordenadora.

Já em funcionamento, a Usina Hidrelétrica de Picada terá capacidade para gerar 50MW de energia, suficientes para abastecer uma cidade de médio porte. O reservatório da Usina Hidrelétrica de Picada possui 7Km de comprimento e 1,1Km2 de área de espelho d água.

Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora

Um comentário:

Anônimo disse...

por que a ambulancia de monte verde esta estragando na garagem, talves poderia doar a outro municipio que iria ultilizar.