segunda-feira, 4 de setembro de 2006

IEF inaugura novo núcleo em Itacoatiara

Niterói, 28/08/06

Isabel de Araújo e Larissa Lima

Em comemoração aos 18 anos de existência, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) inaugurou, na manhã desta segunda-feira, o novo núcleo de visitação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, na Rua das Flores, em Itacoatiara. Com o objetivo de aumentar a segurança dos visitantes e estimular o ecoturismo sustentável, a nova sede foi instalada no acesso principal das duas trilhas do parque. De acordo com o presidente do IEF, Maurício Lobo, a comemoração pelos 18 anos, começou na semana anterior, com a inauguração do novo núcleo de fiscalização, no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio, em Vargem Grande.

O coordenador do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Anestor Prado, enfatizou que a nova sede de Itacoatiara representará um aumento na fiscalização da área do parque. "As novas instalações são de fundamental importância não só para estimular o turismo na cidade, como também para podermos fiscalizar melhor as visitações na reserva", explicou Prado. Ainda segundo ele, três guardiões, capacitados pelo próprio instituto, ficarão responsáveis pela segurança e fiscalização da reserva ambiental. Dois vão vigiar a portaria da sede, e um ficará controlando os acessos das trilhas. A construção foi feita em parceria com a Associação Fluminense de Engenharia e Arquitetura e com recursos do Programa de despoluição da Baía de Guanabara. E segundo dados do IEF, a reserva ecológica tem uma área de 1,8 mil hectares e recebe em média cerca de dois mil visitantes por mês.

Atribuições

O IEF é o órgão executor da política florestal do Estado do Rio de Janeiro, que ajuda a conservar a área de Mata Atlântica, por meio de fiscalizações, multas e apreensão de materiais ilegais, como a motosserra, além de coibir os infratores e demolir construções irregulares em áreas preservadas. O Instituto ressalta que a grande parcela das vitórias se deve à população que vem denunciando as ações irregulares pelo Disque-Floresta (21 – 3523-4030), cada vez mais.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário: