segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Projeto vai melhorar paisagem de Niterói

Niterói, 27/08/06

Thais Dias

Moradores e visitantes que chegarem a Niterói serão surpreendidos com uma paisagem mais verde e bonita. Isso porque a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos está desenvolvendo um projeto para reflorestar os principais morros da entrada da cidade. O Portal Verde está em fase de levantamento de dados e o planejamento deverá ser concluído até o final de setembro. Já as negociações de apoio com as demais secretarias municipais deverão ser iniciadas em outubro.

A intenção da secretaria é entregar o projeto final para o prefeito Godofredo Pinto até o final deste ano, para garantir a inclusão do plano no orçamento de 2007. O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jefferson Martins, informou que as áreas serão replantadas com vegetação de Mata Atlântica de encosta de litoral, que além de cobrir as regiões desmatadas, dará proteção contra deslizamentos. Inicialmente, fazem parte do projeto os morros do Boa Vista, Penha, Ilha da Conceição e as áreas montanhosas existentes nas proximidades da Rua Benjamim Constant e Avenida do Contorno, ambas no Barreto, na Zona Norte. Um grupo de estudos foi criado pela secretaria para planejar a implantação do Portal Verde. Na comissão de análise estão um engenheiro florestal, um estudante de engenharia agrícola, um arquiteto e dois agentes de educação ambiental. Para colocar em prática o projeto, a Prefeitura prevê a criação de parcerias com as comunidades que serão beneficiadas e com empresas privadas.

O ambientalista Gerard Sardo afirmou que a implantação do Portal Verde na cidade é uma medida que deve ser aplaudida porque beneficiará, ao mesmo tempo, a população e o meio ambiente.

Parque Ambiental
O meio ambiente niteroiense está recebendo um reforço importante: a criação do Parque Ambiental Municipal Darcy Ribeiro, que abrangerá 12,5 quilômetros quadrados na Região Oceânica. Nesta semana, representantes das secretarias municipais se reunirão para discutir os dados ambientais já levantados e também avaliar questões fundiárias, como desapropriações em áreas invadidas. As propostas de preservação ambiental não param por aí. A Prefeitura estuda a criação de um corredor ecológico, que englobaria quatro regiões da cidade: o Parque Estadual da Serra da Tiririca, Parque Municipal Darcy Ribeiro, Parque da Cidade e Morro da Viração.
Município tem 57 Áreas de Preservação Ambiental.

Atualmente, Niterói possui 48% de seu território de área verde, cerca de 60 quilômetros quadrados. Além disso, o município conta com 57 áreas de preservação ambiental (APAs). A cidade conta com 125 metros quadrados de área verde por habitante, levando em conside ração que a cidade tem 480 mil moradores. A distribuição dessa área é desigual, já que grande parte desses terrenos fica na Região Oceânica e Pendotiba, área que abriga apenas 20% da população. Apesar dessas localidades concentrarem mais áreas verdes no município, a pressão urbanística é mais impactante nessas regiões. Somente o Cafubá registrou um crescimento anual de 11% ao ano, o que pode gerar na redução dos espaços preservados.

Novo Jardim Botânico no entorno da Lagoa de Itaipu
Um dos mais belos cenários da Região Oceânica, a Lagoa de Itaipu poderá ser palco de uma importante medida de preservação ambiental. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos está analisando a viabilidade da cons trução de um Jardim Botânico no entorno do complexo lagunar. O secretário Jefferson Martins ressaltou que o projeto está em fase de avaliação, em parceria com o Jardim do Botânico do Rio, e não há prazos para a entrega de planejamentos, já que a área não pode sofrer intervenções por determinação do Tribunal de Justiça Federal. Para o ambientalista Gerard Sardo, a criação de um Jardim Botânico em Itaipu "é louvável, pois incentivará a preservação do meio ambiente e estimular a pesquisa de novas espécies da Mata Atlântica". O especialista ressalta que o município deveria atuar, inicialmente, na criação de parcerias com as administrações Estadual e Federal para a melhoria do Jardim Botânico do Fonseca, que está com sua capacidade produtiva reduzida.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário: