quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Concurso de fotografia discute a contribuição da água para a cidadania

Juiz de Fora, 12/10/06

“Água, Cultura e Cidadania” é o tema do VI Concurso Internacional de Fotografia da Rede Mercocidades. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 1º de novembro. A participação é aberta a fotógrafos amadores e profissionais de municípios dos países integrantes da Rede: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

A promoção é Unidade Temática (UT) Cultura das Mercocidades, coordenada pelo Ministério da Cultura do Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires.O concurso vai premiar e selecionar 40 imagens que registrem a tríade “Água, Cultura e Cidadania” no cenário urbano para uma exposição itinerante em cidades que participam da Rede. A temática desta edição privilegia a água como um dos elementos essenciais à cidadania.

Outra dimensão fundamental a ser ressaltada com este concurso é a da água-cidadania. Diz respeito à relação que existe entre a água com o serviço público e as pessoas, que se convertem em cidadãos quando podem fazer uso pleno de seus direitos e obrigações. Um desses direitos é justamente o acesso aos serviços, e a água é um dos serviços fundamentais para todos os cidadãos urbanos. A Declaração de Fortaleza esclarece que: “Há mais de dois séculos, muitas cidades no mundo têm feito esforços coletivos notáveis para fazer dos serviços de água e saneamento um direito social ao alcance de todos. De novo os mercados tem pouco o que fazer na gestão desses valores, o direcionamento deve começar com os que sejam insensíveis”.

As três melhores fotos escolhidas por cinco jurados receberão os seguintes prêmios: primeiro lugar - $3.000 (três mil pesos), segundo lugar - $2.000 (dois mil pesos) e terceiro lugar - $1.000 (mil pesos). Também serão concedidas cinco menções honrosas, as quais não serão retribuídas com prêmio em dinheiro. Um mesmo fotógrafo não poderá receber mais de um prêmio. A divulgação do resultado está prevista para dezembro de 2006.Os interessados em participar do concurso podem inscrever até três fotos, em preto e branco ou em cores, no formato 20 x 30 cm. A inscrição deve ser feita pelo próprio fotógrafo ou seu representante. Para reconhecimento da autoria da foto valerá a declaração do candidato que constar na ficha de identificação do autor.

O material fotográfico e os respectivos documentos (consultar regulamento) devem ser enviados para:VI Concurso Internacional de Fotografia de la Red MercociudadesMinisterio de CulturaGobierno de la Ciudad de Buenos AiresCoordinación UT CulturaUnidad de Relaciones Institucionales y Cooperación InternacionalAvenida de Mayo 575 3er piso of. 312CP 1084 Ciudad Autónoma de Buenos Aires, ArgentinaNo Brasil, os candidatos podem obter o regulamento completo, a ficha de inscrição (em anexo) e a lista de municípios que integram a Rede Mercocidades no site da Prefeitura de Juiz de Fora, Vice-coordenadora da UT Cultura, através da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), no endereço www.pjf.mg.gov.br.

*Outras informações com a Assessoria de Imprensa da Funalfa pelos telefones 3690-7044 / 3690-7045 ou através do e-mail imprensa@funalfa.art.br.

Fonte: Secom JF

Nenhum comentário: