sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Diretor do Ibama rebate críticas do presidente da Eletrobrás

Causou estranheza no Ibama as declarações do presidente da Eletrobrás, Aloísio Vasconcelos, publicadas hoje pelo jornal Valor Econômico, de que a oportunidade de concluir a Hidrelétrica de Simplício seis meses antes do previsto foi perdida devido ao “incompreensível ritual de licenciamento”.

A realidade é outra. A Hidrelétrica Simplício, a ser construída no rio Paraíba do Sul pelo empreendedor Furnas, uma subsidiária da Eletrobrás, recebeu a licença prévia do Ibama, em setembro de 2005. Somente um ano e dois meses após a primeira licença, Furnas entregou o Projeto Básico Ambiental e solicitou licença de instalação que autoriza o início das obras. Junto com tais documentos, pediu também uma licença de instalação parcial para a construção do Túnel 3, em função do cronograma de obras do projeto. A legislação garante ao Ibama prazo de seis meses para analisar licenças de instalação. Mesmo assim, dirigentes do Ibama comprometeram-se a entregar até 15 de janeiro de 2007 a resposta ao pedido de licença parcial para o Túnel 3. A data foi fixada em reunião, na semana passada, com representantes de Furnas, quando só então demonstraram a necessidade de iniciar essa etapa da obra ainda em janeiro.

O Ibama prometeu reforçar a equipe de técnicos destacada para avaliar o projeto e concluir a análise em tempo recorde. “Estamos fazendo um esforço concentrado para atender as necessidades de Furnas e da sociedade brasileira. Daí, a nossa estranheza com as declarações do presidente da Eletrobrás”, afirmou o diretor substituto de Licenciamento do Ibama, Valter Muchagata.

Fonte: Ibama/Sede

Nenhum comentário: