segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Minas ganha laboratório para estudo de incêndios

Igor Guimarães

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) inaugurou, na semana passada, um laboratório para o desenvolvimento de estudos relacionados aos incêndios florestais. A partir de agora, será possível estudar o comportamento do fogo e a ocorrência de incêndios florestais no Brasil, bem como a ecologia do fogo e seus efeitos no meio ambiente.

O laboratório possibilitará também a elaboração de planos de proteção e de manejo para unidades de conservação e plantios florestais, a realização de treinamento e capacitação de pessoal no controle de incêndios, além de fazer perícias e laudos ambientais. “A idéia é tornar o laboratório um centro de pesquisas para desenvolvimento de uma melhor estratégia de prevenção a incêndios florestais em Minas”, explica o diretor de monitoramento e licenciamento do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Rubens Vargas. O IEF é parceiro da universidade na manutenção do laboratório. Denominado formalmente de Laboratório de Incêndios Florestais e de Conservação da Natureza, o espaço é considerado uma das unidades do gênero mais completas do país, conforme avaliação do coordenador Guido Assunção Ribeiro. Professor de engenharia florestal da UFV, ele espera fazer do lugar um espaço voltado também para a pesquisa e extensão acadêmica.

Previncêndio

Segundo Rubens Vargas, o laboratório será de grande utilidade para os trabalhos do Programa de Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio).
O programa reúne pessoal, equipamentos e infra- estrutura da iniciativa privada e do poder público, além da colaboração de voluntários, para combater os focos de incêndio no período da seca, sempre a partir do mês de julho. “O laboratório permitirá o estudo de técnicas e alternativas para evitar, por exemplo, o uso de fogo nas propriedades rurais”, diz o diretor de monitoramento e licenciamento do IEF. Segundo ele, o centro de pesquisas poderá ainda auxiliar na elaboração de cartilhas de conscientização.

Nenhum comentário: