quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Natal 2006 - Demlurb recolhe 35% a mais de lixo

Juiz de Fora

O Demlurb concluiu, nesta quinta-feira, dia 28, o balanço geral da coleta de lixo do Natal. Após análise de todas as planilhas de pesagem dos caminhões coletores no aterro sanitário foi constatado um crescimento de 35% de lixo, se comparado com os dias normais. Na coleta domiciliar, o maior volume de lixo ocorre no período das festas de fim de ano.

O chefe do setor de coleta de lixo, Geraldo Carminate, informou que o pico deste crescimento foi registrado nesta quarta-feira, dia 27, ocasião em que a pesagem demonstrou um aumento de mais de 100% no lixo domiciliar. Ele relata que, em dias normais, são recolhidas cerca de 400 toneladas/dia de lixo e que, nesta quarta, foram cerca de 900 toneladas de resíduos sólidos, conforme demonstrou o quadro comparativo de pesagem dos caminhões no aterro sanitário.

Carminate acompanhou todo o serviço de coleta de lixo nesta quarta-feira e verificou grande quantidade de garrafas de vinho, PET (garrafas plásticas de refrigerantes), caixas de brinquedos e eletrodomésticos, além de restos de alimentos, que acabaram contribuindo para que animais destruíssem os sacos, com conseqüente espalhamento do lixo pelas ruas da cidade. “Para a passagem do ano o volume deve ser menor, já que muita gente viaja, mas mesmo assim, foi montado um esquema especial de limpeza para a próxima quarta-feira, dia 3 de janeiro, visando a deixar a cidade limpa, dentro dos padrões estabelecidos pelo nosso departamento”, disse ele.

No setor de varrição, o Demlurb chegou a colocar, nas ruas centrais, 200 servidores divididos em seis turmas na semana que antecedeu o Natal. O lixo da varrição, que normalmente fica em 25 toneladas/dia, aumentou em média 30%, chegando a ser recolhidas mais de 30 toneladas/dia, principalmente no último sábado, dia 23, e no domingo, 24.

O Demlurb solicita que as pessoas evitem jogar lixo nas vias públicas, para não obstruir as bocas-de-lobo e provocar a proliferação de ratos e insetos, propiciando que a coleta de lixo ocorra de forma mais rápida e eficiente. As denúncias podem ser feitas diretamente no departamento, no telefone 3690-3502, ou no JF Informação, através do 156.
*Outras informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.

Fonte: DEMLURB

Nenhum comentário: