terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Agência Nacional de Saúde promove mostra 'Saúde e cultura'






Tatiana Guimarães

A Agência Nacional de Saúde (ANS) promove nesta quarta-feira (31/01), das 14h às 20h, no Museu da República, no Rio de Janeiro, a mostra Saúde e cultura. A mostra inclui debates sobre o papel da ANS e apresentações de trabalhos nos diversos segmentos de expressão artística: artes visuais, artes cênicas, áudiovisual e música.

Desse modo, será possível vislumbrar as relações entre as áreas da saúde e da cultura e sua expansão para a sociedade. O objetivo é estabelecer um canal entre a Agência e os futuros profissionais de saúde, para que estes conheçam a entidade, sua missão, objetivos e procedimentos e, também, promover diálogo e interação entre estudantes e profissionais da área de saúde.
Dois painéis comporão a mostra: Regulação - normas e aplicações: uma visão para a sociedade. Comporão a mesa representantes da ANS, da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem); e A cultura nas práticas de saúde, do qual participarão a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas em Educação Popular em Saúde (Aneps), o Museu da Vida da Fiocruz, o Projeto Quilombo, pertencente ao Núcleo de Epidemiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj, e do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPHUB) da UFRJ.

Também será exibido um vídeo da TV Pinel e apresentada uma mostra de fotografias do bloco carnavalesco Discípulos de Oswaldo, da Fiocruz, além de fotos feitas pelo diretor do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, Miguel Hijjar. No intervalo entre as mesas será apresentado o esquete teatral O cemitério dos vivos/diário do hospício, de Lima Barreto, com o grupo teatral universitário Coxixo na Coxia. No final haverá apresentações da banda Entrelinhas, formada por estudantes de medicina, e o pocket-show Saúde dá samba, com o grupo Manga de Colete. Os participantes receberão certificado e a entrada é franca.

A mostra Saúde e cultura é um evento paralelo à 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE. Mais informações pelo telefone (21) 9428-9211, com Tatiana Guimarães. O Museu da República fica na Rua do Catete 153.

Fonte: Fiocruz

Nenhum comentário: