terça-feira, 30 de janeiro de 2007

ONU quer evento especial sobre aquecimento

Reunião aproveitaria mudança de postura de George W. Bush. Organização tentará marcar encontro para setembro

Um encontro de líderes mundiais sobre mudanças climáticas ajudaria a aproveitar o bom momento criado por notícias sobre a alteração de atitude em Washington em relação ao aquecimento global, disse nesta terça-feira (30) um porta-voz do setor ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro, possivelmente em setembro, teria como foco a busca por um sucessor ao Protocolo de Kyoto. O tratado prevê corte de emissões de gases causadores do efeito estufa -- ligados a previsões de ondas de calor, enchentes, secas e elevação dos níveis dos mares.

Nesta semana, o maior estudo científico feito até agora sobre a participarão do homem na mudança climática concluirá que há pelo menos 90 por cento de probabilidade de que atividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis, sejam responsáveis pela maior parte do aquecimento nos últimos 50 anos. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, colocou a mudança climática no topo de suas prioridades e está reunido com autoridades do Programa Ambiental das Nações Unidas no Quênia. "A cúpula especial sobre mudança climática está na prioridade da agenda", disse Nick Nuttal, porta-voz do chefe do programa ambiental, Achim Steiner. "Este é um ano crítico e precisamos reunir países desenvolvidos e em desenvolvimento rumo a uma conclusão."

Sob o acordo de Kyoto, 35 países industrializados concordaram em cortar as emissões de dióxido de carbono para níveis 5 por cento abaixo dos índices de 1990 no período de 2008 a 2012. Os Estados Unidos retiraram-se do tratado em 2001, dizendo que Kyoto levaria a uma queda do emprego e que o acordo errou ao excluir países em desenvolvimento das metas para 2012. Mesmo assim, o presidente George W. Bush disse na semana passada que a mudança climática é um "grave desafio". A seriedade deste desafio será ressaltada na próxima sexta-feira, com a divulgação de um estudo feito por 2.500 cientistas de mais de 130 países para o Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC). O relatório, segundo fontes do setor científico, prevê que as temperaturas médias globais subam entre 2 e 4,5 graus centígrados acima dos níveis pré-industriais até 2100

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: