Nesta quinta-feira, 25/01, será lançado o "Ano Internacional do Planeta Terra", com uma exposição, na Estação Ciência em São Paulo, aproveitando-se as comemorações do aniversário da cidade. A ONU proclamou o triênio de 2007-2009 como uma oportunidade para se debater temas da área.
A idéia surgiu principalmente em virtude das mudanças repentinas que o mundo tem passado. Tsunamis, furacões, terremotos e o aquecimento global são alguns indícios de que algo está mudando. A interferência do homem na natureza é cada vez maior, e a Terra - considerada por muitos um organismo vivo - parece estar reagindo de forma perigosa. Mais do que nunca, é necessário entender e utilizar os nossos conhecimentos sobre o planeta.
É nesse contexto que a ONU pretende fazer do ano 2008 o Ano Internacional do Planeta Terra. A idéia surgiu em 2000 e em 2005 ganhou a participação da UNESCO. O programa contribuirá para a cooperação internacional na solução de problemas globais e no desenvolvimento das nações - em especial as subdesenvolvidas - de forma segura e sustentada. O Serviço Geológico do Brasil/ CPRM organizou várias atividades para alcançar os objetivos e desenvolver projetos que contribuam para a conscientização da sociedade nestes três anos de comemoração e trabalho.
Programas como redução dos riscos dos desastres naturais, a redução dos problemas de saúde das populações através da geologia médica; a inovação na descoberta de recursos naturais, aproveitando-os de maneira sustentada; a construção de edificações mais seguras e a necessidade de planejamento para a expansão urbana ordenada e águas subterrâneas são alguns dos projetos já em andamento no órgão federal responsável pelo solo e subsolo brasileiro.
Fonte: www.oi.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário