quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Barreira de Corais morrerá em décadas

Destruição será causada pelo aumento da temperatura no planeta. Atol de corais precisa de pelo menos dez anos para se recuperar

A Grande Barreira de Coral morrerá dentro de algumas décadas por causa do aumento da temperatura no planeta, segundo a minuta de um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática na Austrália, publicada nesta terça-feira (30) pelo jornal "The Age".

A descoloração dos corais, que está ligada à associação simbiótica que mantêm com algumas algas que aderem a sua superfície, se tornará um acontecimento anual a partir de 2030. Com o aquecimento do mar, as algas desaparecem, o coral perde a cor e, eventualmente, morre. O estudo indica que o atol de corais precisa de pelo menos dez anos para se recuperar, mas há previsão de altas temperaturas para as próximas décadas.

A Grande Barreira de Corais contribui para a economia australiana com cerca de 5,8 bilhões de dólares australianos por ano (US$ 4,5 bilhões). O novo ministro do Meio Ambiente australiano, Malcolm Turnbull, que assumiu o cargo hoje, disse que o Governo está administrando um plano de ação contra os efeitos da mudança climática na Grande Barreira de Corais com a autoridade marítima do parque. Este programa foi criado em julho de 2004 e aumentou a área de proteção de 4% para 33%, espaço que abrange cerca de 11 milhões de hectares.
A nova legislação proibiu a pesca e a navegação na zona protegida, e o Governo buscou fórmulas alternativas para atenuar os efeitos negativos da medida entre os pescadores e os coletores de caranguejos.

Um painel independente, formado por quatro pessoas, desenvolveu os termos de referência da legislação para que os pescadores comerciais afetados pudessem receber uma indenização ou continuar desenvolvendo seu trabalho em outros lugares. A iniciativa governamental ganhou o apoio de vários grupos ecológicos, como o WWF da Austrália, mas outros, como a Fundação Australiana para a Conservação, insistiram na necessidade de aumentar as medidas para proteger da poluição e da mudança climática estes 2.600 recifes situados ao longo de 2.000 quilômetros paralelos à costa leste de Queensland.

A Grande Barreira de Corais da Austrália, que contém a maior coleção de atóis de corais do mundo, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1981.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: