quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

UE pressiona petrolíferas a combater aquecimento

A Comissão Européia (CE) propôs nesta quarta-feira que as companhias de petróleo reduzam as emissões de gases causadores do efeito estufa na produção, refino, transporte e uso de combustível, em uma nova série de normas com o objetivo de combater o aquecimento global.

As propostas têm como objetivo reduzir as emissões do "ciclo de vida" do petróleo do solo até o tanque de combustível de um veículo em 10%, no período de 2011-2020. A CE, braço executivo da União Européia, disse que a medida reduzirá as emissões em 500 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) até 2020. Também foram propostos padrões ambientais mais rígidos para diesel e gasóleo que são comercializados nos 27 países-membros do bloco. "Esta é uma das medidas mais importantes na série de novas iniciativas que a Comissão precisa tomar para intensificar a luta contra a mudança climática global", disse em comunicado o comissário da EU para Meio Ambiente, Stavros Dimas.

O conteúdo de enxofre no diesel seria limitado a 10 partes por milhão a partir de 2009, enquanto hidrocarbonetos poliaromáticos - que causam câncer, conforme a CE - seriam reduzidos em um terço. A proposta também prevê uma nova mistura de gasolina com "maior conteúdo oxigenante permitido (incluindo até 10% de etanol)" para permitir um maior uso de biocombustíveis.
Empresas de petróleo expressaram preocupação com o fato de o mercado europeu não ter oferta suficiente de biocombustíveis para atender às novas metas e reclamaram que estavam sendo injustamente afetadas pelas novas propostas. As novas regras são parte dos esforços do bloco de atingir os objetivos previstos no Protocolo de Kyoto para reduzir a emissão de gases que, segundo cientistas, causam o aquecimento da Terra.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: