quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Comunitários aprendem técnicas de uso sustentável da floresta

Cerca de 20 comunidades que fazem parte do Assentamento Vila Amazônia, localizada no município de Parintins (AM), participaram da 3ª Mostra de Ciências do assentamento. O público visitante estimado foi de 200 pessoas, por dia. Na oportunidade, os moradores puderam aperfeiçoar as técnicas agrícolas e extrativistas utilizadas. O evento foi promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), por meio do projeto Gavial-real, e pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do projeto Pé-de-pincha. A mostra aconteceu em dezembro passado.

Na ocasião foram realizadas diversas atividades com os estudantes das escolas do assentamento, como por exemplo, a feira de ciências que é toda montada em uma das comunidades. A comunidade selecionada para este ano foi a São Sebastião do Quebra. Durante a feira, voluntários ajudaram a montar as maquetes, oficinas sobre o uso sustentável da floresta, banneres, e as apresentações teatrais, entre outras. Segundo a pesquisadora do Inpa e coordenadora do projeto Gavial-real, Tânia Sanaiotti, ações como estas têm contribuído para o aumento do número de ninhos do réptil conhecidos na região do assentamento. Ela também disse que o conhecimento que é repassado ajudam os moradores a aprenderem outras técnicas para usos alternativos da floresta, além do tradicional corta e queima. “O projeto já desenvolve atividades no assentamento desde 2001. Com isso, os comunitários não têm mais caçado o animal na área coberta pelo encontro”, destacou a pesquisadora, acrescentando que “as novas receitas para se descobrir e testar potenciais ferramentas de conservação é o caminho para a manutenção de florestas nas áreas rurais”, explicou.

O evento contou também com a participação de representantes da prefeitura de Parintins, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).O réptil GavialO verdadeiro gavial (Gavialis gangenticus) é o único membro da família Gavialidae. Ele possui tipicamente um focinho alongado e fino com muitos dentes, lembrando um peixe-espada, sendo assim um especialista em caçar peixes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do INPA

Nenhum comentário: