sábado, 6 de janeiro de 2007

Nova edição da revista Cadernos de Estudos Avançados discute meio ambiente

Renata Fontoura

A última edição dos Cadernos de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) traz cinco artigos inéditos dedicados às questões ambientais e seus impactos sobre a saúde humana. Este é o quinto número da série, que já contemplou temas como propriedade intelectual, financiamento à inovação, pesquisa no contexto empresarial e biossegurança. O acesso gratuito à íntegra de cada edição está disponível no site do IOC.

Os desafios a serem enfrentados pelo Brasil, as atividades causadoras dos principais prejuízos ao meio ambiente no país e suas conseqüências são assuntos discutidos no artigo A qualidade ambiental e os impactos sobre a saúde. O estudo desenvolvido pelo pesquisador José Galizia Tundisi, do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos, ressalta que a diversidade do clima e dos recursos hídricos e vegetais do Brasil é um fator complicador na busca de soluções para amenizar os problemas ambientais do país. O artigo aponta as políticas públicas inovadoras como ferramentas fundamentais para reverter o processo de degradação, que cresceu muito nos últimos anos.A edição também inclui uma análise dos resultados alcançados pelo setor empresarial, que sofre pressões sociais para fazer melhor uso dos recursos naturais.

Esta deve estar atenta ao uso correto dos recursos naturais e da infra-estrutura sanitária.A publicação conta, ainda, com os artigos Por uma política de Saúde e Ambiente não domesticada, dos pesquisadores Guilherme Franco Neto, da Opas, e Lia da Silva Augusto, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco; Os instrumentos de gestão ambiental pública e os estágios da gestão ambiental empresarial, assinado por Telma Maria Carvalho, da Universidade Cândido Mendes; e Algumas considerações sobre o meio ambiente na federação brasileira, de Paulo Nogueira-Neto, membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Fonte: Fiocruz

Nenhum comentário: