terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Pesca do camarão na Lagoa dos Patos será liberada a partir de 1º de fevereiro

Maria Helena Firmbach Annes

Os 4.257 pescadores licenciados pelo Escritório Regional do Ibama em Rio Grande, município localizado na zona costeira sul do Estado e distante 310 quilômetros da Capital, poderão iniciar a captura do camarão-rosa na Lagoa dos Patos com a abertura da safra no dia 1º de fevereiro.

Segundo o chefe do Escritório do IBAMA, Sandro Klippel, a expectativa é de que a boa safra do ano de 2000 se repita. A produção de camarão-rosa naquele ano superou as seis mil toneladas, sendo que o mês de março respondeu por mais da metade dessa produção. Esta é considerada uma das maiores pescarias artesanais do país que, sozinha, responde por cerca de 50% da produção total do camarão-rosa em toda a região sudeste-sul. Com a abertura da safra, a principal modalidade de pesca é a rede fixa, também conhecida como rede aviãozinho ou rede de saquinho. Durante a safra, o número de redes desse tipo no Estuário da Lagoa dos Patos supera os 40 mil. De acordo com Klippel, alguns poucos pescadores artesanais se arriscaram a instalar essas redes antes da abertura da safra, mas foram advertidos pelo IBAMA a retirá-las. Como determina a Instrução Normativa nº 3 de 2004, somente pescadores licenciados pelo IBAMA estão autorizados a trabalhar nessa pescaria.

Comerciantes, indústrias e transportadores que estiverem com camarão-rosa proveniente de pescadores não licenciados responderão por crime ambiental como determina o artigo 34, inciso III da Lei 9.605/1998.

Fonte: Ibama/RS

Nenhum comentário: