Será inaugurada nesta quarta-feira (28) a primeira fábrica de resina PET - utilizada para fabricar garrafas e embalagens - no estado de Pernambuco. A fábrica do grupo M&G terá capacidade produtiva de 400 mil toneladas ao ano. O objetivo é suprir o mercado interno e exportar o excedente.
Hoje, a produção total no Brasil é de 274 mil toneladas, sendo que o consumo nacional chega a 411 mil toneladas, o que leva o País a importar 137 mil toneladas. Portaria assinada entre os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan - que especifica o Processo Produtivo Básico (PPB) para o produto pré-forma de resina PET industrializado na Zona Franca de Manaus - obriga a aquisição de 50% de resina no mercado nacional. Antes portaria interministerial em 2005, os fabricantes da Zona Franca de Manaus podiam adquirir o produto no mercado nacional ou internacional. Foi então que o grupo M&G solicitou a edição do PPB de resina. O processo durou, aproximadamente, dois anos, considerando que os usuários de resina PET instalados na Zona Franca de Manaus foram contra a instituição de cotas para a aquisição de resina no mercado nacional, recorrendo ao Judiciário com um Mandado de Segurança contra os efeitos da Portaria.
O Ministério Público Federal, entretanto, considerou legal a Portaria. A cerimônia de inauguração da fábrica resina PET da M&G será às 11h da manhã e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
Fonte: Assessoria de Imprensa do MCT
Nenhum comentário:
Postar um comentário