sexta-feira, 16 de março de 2007

Canal Saúde mostra como a poluição das águas compromete a sobrevivência

Marcelo Neves

Boa parte da programação do Canal Saúde deste mês é dedicada ao tema da água, e por uma boa razão – em 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água, instituído pela ONU. Em programa especial, o projeto Canal Saúde da Fiocruz dará ênfase ao problema da poluição de rios e mananciais das regiões metropolitanas de São Paulo, Vitória e Rio de Janeiro. O destaque é o documentário Água na terra dos pomeranos que mostra como pesquisadores da Fiocruz colaboram na gestão dos recursos hídricos e ambientais de Santa Maria do Jetibá, a 80 quilômetros de Vitória. O monitoramento é feito na área do afluente do Rio Santa Maria da Vitória. O rio abastece a capital capixaba, região que concentra metade da população do estado. O documentário vai ao ar nesta sexta-feira (16/03), às 12h05, com reprise na segunda-feira (19/03), a partir das 13h.

Água na terra dos pomeranos é fruto de pesquisa desenvolvida a partir do edital temático 2003 – Qualidade de vida e gestão de recursos hídricos: água, caminhos para garantir a vida, do programa institucional de pesquisa em saúde e meio ambiente da Vice-presidência de Serviços de Referência e Ambiente da Fiocruz. O documentário contou com a coordenação do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e produção da Cooperativa de Produção de Audiovisuais de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente (Coopas).

O programa Canal Saúde faz parte de um projeto de mesmo nome formado por oito programas de produção própria e cinco captados por meio de parcerias, todos voltados para assuntos relacionados às políticas públicas em saúde, ciência & tecnologia, comportamento, serviço, meio ambiente, qualidade de vida e atualização profissional. Conheça o projeto aqui.
O Canal Saúde é veiculado pela parabólica - polarização horizontal - 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz. A programação completa de abril do Canal Saúde está aqui. Caso haja dificuldades em sintonizar o Canal Saúde, ou para obter outras informações sobre a programação, os telefones do Serviço de Atendimento ao Telespectador (SAT) são 0800-7018122 ou (21) 2598-2752/2703.

Fonte: Agência Fiocruz

Nenhum comentário: