quinta-feira, 15 de março de 2007

Pinheiros são plantados em massa na China

Iniciativa ameaça seriamente ecossistemas chineses, afirmam ambientalistas. Nos últimos três anos, mais de 2 bilhões de árvores foram plantadas na China

A plantação em massa de coníferas está se tornando uma grave ameaça aos frágeis ecossistemas chineses, segundo o relatório da ONG Amigos da Terra, uma das principais organizações ambientalistas chinesas, divulgado nesta quarta-feira (14). "As áreas verdes cresceram em tamanho, mas isso é superficial e só aprofunda a crise ecológica", diz o relatório anual da ONG. Nos últimos três anos, 550 milhões de pessoas participaram da plantação de mais de 2 bilhões de árvores na China. Foi uma das mais populares campanhas do país, em que líderes políticos apareceram de enxada na mão.

Com 50 bilhões de árvores plantadas nos últimos 50 anos, a China se tornou o país com maior superfície de florestas "artificiais" do mundo. São 53 milhões de hectares, a metade da sua área florestal. O relatório de ontem da Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO), afirmou que o mundo reduziu a perda anual de superfície florestal graças, entre outros fatores, à atuação da China, compensando o elevado desmatamento em outros lugares.No entanto, diz a ONG chinesa, em algumas províncias do país as coníferas são até 95% das árvores plantadas, causando níveis de erosão do solo sem precedentes.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: