quinta-feira, 15 de março de 2007

Prefeitos se reúnem em Paris para debater clima

Mais de 200 prefeitos dos cinco continentes se reúnem hoje em Paris para tratar dos efeitos da mudança climática na vida urbana. Segundo a associação Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), 22 das 55 maiores cidades do mundo estão "seriamente ameaçadas" pelos efeitos da mudança climática, seja pelo aumento do nível dos oceanos ou pela seca.

A reunião será liderada pelos três co-presidentes das CGLU, o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë; o de Quito, Paco Moncayo Gallegos; e o ex-prefeito de Pretória Smangaliso Mkhatshwa. Moncayo apresentará um relatório sobre a situação e as medidas que devem ser tomadas diante dos problemas de abastecimento de água que a capital equatoriana pode sofrer em virtude do derretimento das geleiras, que representam atualmente a principal fonte de fornecimento.Também será apresentado o plano de Londres contra inundações. "A reunião de Paris será uma ocasião para analisar e trocar conhecimentos e experiências para estar mais preparados" para a mudança climática, afirmaram os organizadores. Também participarão da reunião o prefeito de San José, Johnny Araya Monge; o da cidade mexicana de Naucalpan, José Luis Durán Reveles, que preside a associação de municípios de seu país; e o secretário-geral da Associação de Municípios do Equador, Guillermo Tapia Nicola.

Além dos efeitos da mudança climática, o encontro de Paris vai debater o relatório sobre o fortalecimento dos governos locais e regionais que será apresentado na ONU em abril. "Os membros das CGLU defendem a adoção deste texto de importância crucial para os governos locais e regionais do mundo", afirmaram os organizadores. Estabelecer um "diálogo estruturado" com as diferentes instituições para coordenar a ajuda ao desenvolvimento e preparar o 2º Congresso Mundial das CGLU, previsto para outubro na localidade sul-coreana de Jeju, são outros dos pontos da agenda da reunião de Paris, que será encerrada amanhã.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: