quinta-feira, 15 de março de 2007

Alemanha quer disseminar benefícios ecológicos

O ministro de Meio Ambiente da Alemanha, Sigmar Gabriel, espera convencer os países emergentes dos benefícios econômicos da proteção do clima. Numa entrevista à emissora de rádio Südwestrundfunk, Gabriel, que hoje presidirá a reunião de ministros de Meio Ambiente do G8 e de cinco países emergentes, em Potsdam, afirmou que sem a "transferência de tecnologias ecológicas" as economias em desenvolvimento ficarão "sem oportunidades".

Além dos oito grandes (Alemanha, EUA, França, Reino Unido, Itália, Japão, Canadá e Rússia), participam da reunião, pela primeira vez, os ministros dos emergentes China, Índia, México, Brasil e África do Sul.
Grandes emissores de gases poluentes, como China e Índia, defendem a posição de que suas emissões de CO2 per capita são relativamente baixas. Por isso, não acham que uma redução seja urgente. "O problema das negociações do clima não será conseguir a adesão dos Estados Unidos, que virá mais cedo ou mais tarde", disse Gabriel, e sim a de outros grandes emissores.

A reunião começará esta noite com um jantar e se prolongará até no sábado. Em princípio não serão tomadas decisões. A expectativa é de um amplo debate que possa servir de preparação para a cúpula do G8, em junho, em Heiligendamm, no litoral alemão. Na agenda desta reunião estarão a mudança climática, a política energética e a biodiversidade.

Nenhum comentário: