sexta-feira, 30 de março de 2007

Proteção do solo e do solo e áreas contaminadas serão debatidas em oficina

Rafael Imolene

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) vai coordenar na próxima semana uma oficina que reunirá, em Brasília, especialistas de diferentes regiões do país para debater estratégias de proteção do solo e gerenciamento de áreas contaminadas. A oficina, de 2 a 4 de abril no auditório da Organização Panamericana de Saúde (Opas/OMS), contará com a participação de 70 técnicos e especialistas da área do governo federal e de entidades de várias regiões do País, bem como de técnicos brasileiros com experiência em traatamento de solo nos Estados Unidos e na União Européia.

De acordo com a assessora ambiental do Conama, Cleidemar Batista Valério, na oficina serão debatidas diretrizes para se chegar a valores orientadores do solo em diferentes regiões do Brasil. Ou seja, definir os parâmetros de qualidade dos solos encontrados no país. "Como temos uma diversidade muito grande, os solos de cada região devem ser conhecidos e tratados de forma independente", afirma Cleidemar. O tema "contaminação de solo" tem ampliado seu espaço na agenda ambiental em decorrência da preocupação mundial com o abastecimento de água. Como solo e água doce têm uma relação direta, então governos de países em todos os continentes estão investindo em pesquisas para evitar e corrigir problemas de contaminação.
Os maiores riscos ocorrem em áreas urbanas, principalmente relacionados a depósitos de lixo e postos de combustível. A contaminação desce até os leitos subterrâneos de água doce, comprometendo os recursos hídricos em poços e rios. "Como ainda temos lacunas de conhecimento em relação às características dos solos brasileiros e suas propriedades, é preciso uma discussão para definir os critérios de elaboração dos parâmetros de qualidade", explica Cleidemar.

A programação diária da oficina será dividida em dois turnos. Durante a manhã haverá palestras técnicas e, à tarde, discussões em grupos de trabalho. As palestras técnicas serão abertas à participação de qualquer interessado. As reuniões de discussão, no entanto, serão restritas a um número de 20 membros previamente inscritos. A palestra conta com apoio da Petrobras, da Cetesb e da Embrapa.

Fonte: MMA

Nenhum comentário: