quinta-feira, 1 de março de 2007

Usineiros enterram árvores para esconder desmatamento em SP

Polícia Ambiental descobriu prática em Riolândia durante inspeção. De 71 árvores arrancadas, a maioria havia sido enterrada no terreno

A Polícia Ambiental descobriu árvores enterradas em uma área arrendada pela Usina Colombo perto de Riolândia, cidade do noroeste de São Paulo a 526 km da capital, perto da fronteira com Minas Gerais. Para escapar da fiscalização, os usineiros esconderam a maioria das 71 árvores arrancadas para o plantio de cana-de-açúcar embaixo da terra.

Os policiais descobriram o desmatamento durante uma vistoria em terrenos da região. As árvores foram derrubadas por funcionários de uma empresa terceirizada. A Usina Colombo teve três máquinas apreendidas e terá que responder por crime ambiental, além do pagamento de multa.

Ecologia

Segundo a polícia, a empresa é investigada por desmatamento em outras sete áreas da região. O G1 tentou contato com Carlos Augusto Colombo, diretor responsável pela área agrícola da empresa, mas sua secretária informou que ele estava em uma reunião e não poderia atender a reportagem. Até às 9h desta quinta-feira (1º) ele não havia se manifestado sobre as acusações.

A Usina Colombo produz o Açúcar Caravelas e tem como uma de suas bandeiras o "consumidor verde". Em seu site, a empresa defende que a preocupação com a ecologia deve ser uma prioridade da sociedade. "Essa consciência, que em décadas passadas era constantemente mencionada como 'respeito aos direitos das gerações futuras' tornou-se hoje uma necessidade de respostas imediatas", diz o texto.

Fonte: Bom Dia SP

Nenhum comentário: