segunda-feira, 30 de abril de 2007

Ciência e indústria discutem práticas sustentáveis de produção

Lílian Bayma

A Nestlé do Brasil se reuniu com instituições de pesquisa para estabelecer parceria e explorar produtos regionais em sua linha de produção. Durante reunião, na última terça-feira (24), em Belém (PA), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Embrapa acordaram com a Nestlé, que a empresa envie carta de intenções sobre a proposta de implantar linha de produtos que utilizarão recursos da floresta.

O encontro ocorreu no Museu Goeldi e contou com a presença do presidente da Nestlé do Brasil, Ivan Zurita, do diretor de comunicação e marketing da empresa, Mario Castelar, da diretora do Goeldi, Ima Vieira, e de representantes da UFPA e Embrapa, entre eles o pró-reitor de pesquisa Roberto Dall Agnol e o diretor de pesquisa Oriel Filgueiras de Lemos, respectivamente.Bioeconomia da AmazôniaNa oportunidade, Ima Vieira traçou um panorama atual da Amazônia, enfatizando as modificações ocorridas no ecossistema da região e o desafio de conciliar agricultura com conservação ambiental e geração de renda.Na oportunidade, Ima Vieira traçou um panorama atual da Amazônia, enfatizando as modificações ocorridas no ecossistema da região e o desafio de conciliar agricultura com conservação ambiental e geração de renda.

O pesquisador do MPEG, Samuel Almeida, apresentou o potencial de plantas, produtos florestais não-madeireiros, baseado na sua experiência como coordenador do projeto Plantas do Futuro na Região Norte, do Ministério do Meio Ambiente, que tem como proposta selecionar espécies de plantas com mercado atual e potencial, visando otimizar oportunidades para negócios sustentáveis com base em produtos da floresta amazônica. A Embrapa e a UFPA mostraram suas experiências no desenvolvimento de produtos regionais em parceria com o setor produtivo.

O futuro

A parceria deve resultar no primeiro projeto da Nestlé do Brasil na região, adequando as orientações científicas necessárias às etapas de produção da empresa às práticas sustentáveis. Ivan Zurita declarou ter ficado entusiasmado com o trabalho desenvolvido pelas instituições e acrescentou que "a cadeia de conhecimento associada à cadeia produtiva pode funcionar harmonicamente".

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Museu Goeld

Nenhum comentário: