segunda-feira, 30 de abril de 2007

Mesa-redonda discute a visão dos brasileiros sobre a ciência

Uma enquete nacional mostra que assuntos como ciência e tecnologia interessam mais a população brasileira do que política ou moda e quase o mesmo que esportes. Denominada Pesquisa Nacional de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia, a enquete destaca também a avaliação dos benefícios e prejuízos que o tema traz para o cotidiano da população. Outras questões levantadas estão relacionadas ao conhecimento sobre as instituições de pesquisa brasileiras e sobre os cientistas, bem como a credibilidade desses profissionais em relação a outras profissões. Os resultados da enquete serão debatidos pelo diretor do Departamento de Difusão e Popularização do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ildeu de Castro Moreira, e pelos pesquisadores Luisa Massarani, da Fiocruz, e Yurij Castelfranchi, da Unicamp, nesta quarta-feira (02/05), às 14h, no Museu da Vida.

Outras questões levantadas pela enquete estão relacionadas ao conhecimento da população sobre as instituições de pesquisa brasileiras e sobre os cientistas, bem como a credibilidade desses profissionais em relação a outras atividades. O estudo aponta uma avaliação e o conhecimento sobre ciência e tecnologia no Brasil, além de fatores que têm dificultado o avanço científico no país. Vale ressaltar, ainda, o levantamento das áreas de C&T que são mais importantes para o desenvolvimento nacional nos próximos anos. O principal objetivo da pesquisa foi fazer um levantamento do interesse, grau de informação, atitudes, visões e conhecimentos que os brasileiros têm sobre a ciência e tecnologia. A pesquisa teve como público-alvo brasileiros com idade a partir de 16 anos.

O estudo quantitativo foi feito por meio de entrevistas, domiciliares e pessoais, entre 25 de novembro e 9 de dezembro de 2006. A amostra somou 2.004 entrevistas que, para um intervalo de confiança de 95%, tem uma margem de erro máxima de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total de respostas. A amostra, representativa da população brasileira, tomou por base dados da Fundação IBGE. O questionário continha 24 questões, entre as quais o grau de participação em eventos de divulgação, a visitação a museus de ciência e opiniões sobre a cobertura da mídia em C&T.
A produção do questionário, que levou em conta pesquisas anteriores realizadas na Europa, em países como a Argentina e cidades como São Paulo, foi feita por um grupo de trabalho, coordenado por Ildeu de Castro Moreira e Luisa Massarani, do qual participaram Marcelo Knobel (Unicamp), Yurij Castelfranchi, Carlos Vogt (Unicamp e Fapesp), Martin Bauer (London School of Economics), Carmelo Polino, Maria Eugenia Fazio (ambos do Centro Redes, da Argentina).

O debate no auditório do Museu da Vida terá entrada franca e ocorrerá às 14h. O Museu fica no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Avenida Brasil 4.365). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cestudos@fiocruz.br.

Fonte: Fiocruz

Nenhum comentário: