segunda-feira, 30 de abril de 2007

ONU pode propor teto para emissões de CO2 até 2030

Uma versão preliminar do texto do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) afirma que as nações podem proteger o clima do planeta se estabilizarem as emissões de gases-estufa até 2030.

A versão final da terceira parte do relatório do IPCC, que começa a ser debatida nesta segunda-feira em Bangcoc, na Tailândia, será apresentada na próxima sexta, dia 4.
Segundo o relatório, os países precisam estabilizar entre 450 e 550 partes por milhão as suas emissões de CO2 - o principal gás que causa o efeito estufa. Uma meta abaixo disto não seria realista, propõe o texto. Hoje, os níveis de CO2 na atmosfera estão entre 380 e 430 partes por milhão, de acordo com as estimativas, e crescendo a uma taxa de 2 ppm que se acelera ano a ano.

Peso

As conclusões do IPCC serão discutidas pelos líderes mundiais durante o encontro do G8 (o grupo dos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia) para discutir a mudança climática, em junho. Os Estados Unidos e a China estão alarmados com a possibilidade de estabelecer um teto para as emissões, o que poderia requerer limitações à atividade industrial desses países. Os cientistas esperam aprovar um texto-referência para toda a comunidade científica mundial em relação ao tema. Na primeira parte do relatório, os cientistas atribuíram a mudança climática à ação humana; na segunda, que eles descreveram as conseqüências desta mudança. Nesta terceira, eles farão recomendações.

BBC Brasil

Nenhum comentário: