sábado, 28 de abril de 2007

Ibama intensifica ações contra desmatamento ilegal no sul do Amazonas

Elaine Borges

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai intensificar, neste ano, as ações de combate ao desmatamento ilegal na região sul do Amazonas. Para tanto, o Ibama pretende aumentar o número de parceiros e a eficácia das ações contra crimes ambientais com novas estratégias.

O instituto deve contar também com maior participação de órgãos estaduais e federais integrantes do Plano Nacional de Combate ao Desmatamento da Amazônia.Desde 2003, quando o plano foi estabelecido, instituições ligadas a pelo menos 15 ministérios trabalham em parceria com o Ibama. Agora, em 2007, o órgão quer intensificar essa parceria para coibir de maneira mais eficaz a prática do desmatamento na região."Se o Ibama fizer a parte dele, se a Polícia Federal fizer as apreensões, se o Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas) fizer as autuações e apreensões em nível estadual, se o Ministério do Trabalho fizer as autuações na identificação dos crimes contra o trabalho, o "baque" será muito maior. Nossa intenção é mobilizar o infrator, para que ele pare de cometer crimes ambientais", disse o chefe de Fiscalização do Ibama no Amazonas, Adilson Cordeiro.Ele informou que as ações deverão começar pelos municípios Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Humaitá, Apuí e Novo Aripuanã.

As operações serão realizadas durante todo o "verão" do sul do estado do Amazonas, que começa no mês de julho evai até o final do mês de outubro, explicou."Nós estamos enviando equipes mistas do Ibama com estas instituições para permanecer pelo menos no verão inteiro e autuar os desmatamentos que forem feitos sem a devida licença. Também serão apreendidos os equipamentos utilizados nos crimes ambientais", disse Cordeiro.Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o desmatamento na região sul do Amazonas tem diminuído. No ano passado, a redução foi de 30%. O objetivo do Ibama com as ações anunciadas é reduzir em pelo menos 30% o desmatamento neste ano.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: