sexta-feira, 27 de abril de 2007

Instituto de Comunicação e Informação completa 21 anos

Rafael Cavadas

Um dos momentos mais significativos na história das políticas de saúde no Brasil ocorreu em 1986, quando foi promovida a 8ª Conferencia Nacional de Saúde (CNS), convocada pelas lideranças do movimento da reforma sanitária. Presidida por Sergio Arouca, sanitarista e então presidente da Fundação Oswaldo Cruz, a conferência lançou os princípios da reforma sanitária brasileira. No mesmo ano, Arouca, um dos grandes articuladores da democratização da saúde no país, criava a Superintendência de Informação Científica (SIC) que, 21 anos depois, completa a sua maioridade se transformando no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, o Icict.

A satisfação dos profissionais do Icict ao chegar aos 21 anos é traduzida pelo reconhecimento de suas ações como unidade técnico-científica, pelo impacto de suas pesquisas no campo da comunicação e informação científica e tecnológica em saúde e pelo ineditismo de seu programa de pós-graduação e pela qualificação permanente de seus serviços. A data renova o compromisso do instituto com a eqüidade, a universalidade, a integralidade e o direito à informação, que sempre nortearam as estratégias do Icict, principalmente para benefício do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao completar a maioridade, o Icict se destaca pelo investimento no projeto internacional Bibliotecas Virtuais em Saúde, no qual conta com a colaboração do Centro Latino-Americano e do Caribe de Ciências da Informação em Saúde (Opas/Bireme); pela iniciativa de propor a integração de todas as bibliotecas da Fiocruz em uma rede colaborativa; pelo investimento no portal institucional da Fiocruz; pelo desafio de reunir a informação, a comunicação, a ciência e tecnologia e a saúde coletiva num mesmo programa de pós-graduação; e em tantos outros projetos em parceria com instituições acadêmicas brasileiras e internacionais.
Para os próximos anos, o Icict vai investir na ampliação do programa de ensino com a implementação do stricto sensu; no lançamento de sua revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde; e no fomento de novos projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que contribuam para a redução das desigualdades políticas, econômicas e sociais no Brasil.

A programação completa da comemoração dos 21 anos está aqui.

Fonte: Fiocruz

Nenhum comentário: