sábado, 28 de abril de 2007

MMA vai assinar cooperação técnica para divulgar Carta da Terra

Adriano Ceolin

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Carta da Terra Internacional (Earth Chater International) e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos do Rio Janeiro (CDDH-RJ) assinam nesta segunda-feira (30) um acordo de cooperação técnica para divulgar a Carta Terra e promover a adoção de seus princípios pelo governo e pela sociedade. Aprovada em 2000 pelas Nações Unidas, a Carta da Terra estabelece compromissos éticos e políticos dos países com a preservação do planeta. A elaboração do documento, que levou oito anos para ser concluído, contou com a participação de mais de 100 mil pessoas de 46 nações. A assinatura do acordo de cooperação foi marcada para as 11 horas, na sala de Multimídia localizada no 5º andar do edifício-sede do MMA, em Brasília.

Deverão firmar o compromisso Marina Silva, ministra do MMA, Razeena Wagiet, co-presidenta do Conselho Internacional da Carta da Terra, Leonardo Boff, integrante da comissão de autores da Carta da Terra, Mirian Vilela, diretora do Centro de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Carta da Terra, e Maria Miranda, do CDDH-RJ
Há cinco anos o MMA divulga e utiliza a Carta da Terra em suas ações, especialmente como guia para implementação do programa Agenda 21 e também como referência para as conferências nacionais de meio ambiente. Desde 2005, já havia uma cooperação técnica estabelecida entre o MMA e o CDDH-RJ. Agora, com o novo acordo de cooperação técnica a ser firmado, o MMA e CDDH-RJ vão dividir atribuições com a Carta da Terra Internacional visando executar atividades integradas com o objetivo de divulgar a Carta da Terra, seus princípios e valores entre pessoas, organizações de todos os setores da sociedade e órgãos governamentais no Brasil.

Fonte: MMA

Nenhum comentário: