quinta-feira, 24 de maio de 2007

Foco de gripe aviária é detectado no País de Gales

Um caso de gripe aviária foi detectado em vários frangos no norte de Gales, mas não se trata do H5N1, a variante mais letal da doença, informou hoje a responsável veterinária da Assembléia galesa, Christianne Glossop.

Trata-se do variante H7N2 da gripe aviária, encontrada em uma fazenda do norte galês, segundo Glossop, que informou que os frangos começaram a morrer nas últimas duas semanas.
Os donos da granja chamaram o veterinário, que alertou o serviço veterinário galês. Glossop explicou que já começaram a aplicar as restrições correspondentes para impedir o deslocamento de aves de e para o estabelecimento agrícola, na região de Conwy.
Em fevereiro, as autoridades britânicas aplicaram fortes medidas de controle em torno de uma fazenda de Holton, no condado de Suffolk (leste da Inglaterra), para conter um foco de gripe aviária H5N1. A granja de Holton, com 160 mil perus, pertence à companhia de alimentação Bernard Matthews, que sacrificou todas as aves. Em março do ano passado, um cisne foi encontrado morto no leste da Escócia, infectado pela cepa H5N1.

Esta variante causou mais de cem mortes no mundo todo, especialmente no Sudeste Asiático. Os especialistas temem que esta variante possa sofrer uma mutação e ser capaz de se transmitir entre pessoas, o que poderia desencadear uma pandemia.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: