quinta-feira, 24 de maio de 2007

Relator do projeto de integração do São Francisco confirma início das obras em junho

Márcia Wonghon

As obras do projeto de integração do Rio São Francisco às bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional vão ser iniciadas no dia 1º de junho.O Exército fará a abertura das escavações dos canais dos eixos leste e norte, nos municípios de Cabrobó (PE), e Itaparica (BA).
O trabalho tem a participação de mil homens. O próximo passo será o julgamento das propostas apresentadas por 76 empresas do setor privado.

A confirmação foi feita pelo deputado federal, Marcondes Gadelha, (PTB/PB), relator no Congresso Nacional do projeto São Francisco. Ele fez palestra ontem (22), na capital pernambucana, para prefeitos de todo o Nordeste. Gadelha lembrou que o empreendimento beneficiará 12 milhões de nordestinos em 240 municípios, com água potável, para irrigação e para serviços urbanos como hospitais, escolas, comércio e indústria. Segundo ele, o projeto vai representar “um avanço significativo” para o desenvolvimento econômico e social da região.
“A falta de água é um gargalo para o desenvolvimento sustentável, é um obstáculo que precisa ser vencido de todo jeito. Da maneira como está, a demanda nunca vai ser atendida porque não existe água de superfície, subsolo e a que cai do céu é muito pouca. A escassez de água torna muito difícil a vida das populações na região”, disse ele.

Sobre os opositores do projeto, o deputado acredita que eles não irão mais atrapalhar o andamento dos trabalhos, já que está sendo atendida uma das principais exigências, a revitalização do Rio São Francisco. “Queremos o diálogo e a conciliação. Todas as questões técnicas, financeiras e ambientais estão resolvidas, agora é partir para buscar o entendimento”.
Gadelha disse que o financiamento da obra, orçada em R$ 4,5 bilhões, já está garantido no Orçamento da União, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no Plano Plurianual de Investimentos. O projeto prevê a retirada do Rio São Francisco de 26 metros cúbicos de água por segundo. A previsão é a de que obras estejam concluídas em quatro anos.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: