quinta-feira, 31 de maio de 2007

Ibama apreende 5 toneladas de pirarucu em Tocantins

A maior apreensão de peixes no estado do Tocantins aconteceu neste último final de semana (26 a 28 de maio), através de uma operação do Ibama com apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Tocantins (Cipama), da Funai e de lideranças indígenas karajás da aldeia Macaúba.

O total estimado de peixe recolhido foi de cinco toneladas, nas mais de 200 mantas salgadas de pirarucu (Arapaima gigas) que estavam sendo transportadas da Ilha do Bananal até o estado do Pará, onde seria distribuído a outras regiões do país. O pescado era proveniente da área do Parque Nacional do Araguaia - TO. O pirarucu é o maior peixe de escamas de água doce do Brasil, podendoa atingir 200 quilos de peso e três metros de comprimento. Tem respiração aérea obrigatória e precisa subir periodicamente à tona para captar oxigênio do ar, o que o torna presa fácil dos pescadores que, conhecedores de seus hábitos, costumam capturá-los com arpões. A espécie está em processo de extinção e sua pesca está proibida em todo o estado do Tocantins.

Durante quatro dias a equipe buscou localizar os pescadores para a abordagem numa região de difícil acesso e alto risco. Quando da aproximação dos fiscais e policiais, os pescadores fugiam, deixando as diversas mantas que estavam sendo salgadas para o transporte, ficando no local apenas um indígena de 75 anos que faz parte da quadrilha. A operação contou com apoio de lideranças indígenas de uma aldeia Karajá no entorno do parque. As lideranças demonstraram preocupação com a exploração pesqueira na região. O peixe, principal fonte de proteína na alimentação, está desaparecendo por causa da pesca predatória. Alguns índios estão envolvidos na atividade ilegal. Eles revendem o pescado a atravessadores por valores irrisórios. O peixe apreendido está sendo distribuído a diversas instituições beneficentes do estado.

Fonte: Ibama

Nenhum comentário: