quinta-feira, 31 de maio de 2007

Especialistas em clima fazem alerta na 50ª Reunião Extraordinária do Conama

Adriano Ceolin

Evento do segundo dia da 50ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o painel "Impactos, Vulnerabilidades e Adaptação às Mudanças Climáticas no Brasil" foi realizado nesta quarta-feira (30) com a participação de 15 especialistas no assunto.

Eles apresentaram resultados de pesquisas e perspectivas de futuro sobre diversas causas e conseqüências do aquecimento global, informações consideradas fundamentais para orientar futuras decisões do Conama. As discussões centraram-se nos dados apresentados nos últimos três relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). A secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Thelma Krug, fez a primeira apresentação do dia. Integrante do IPCC, ela iniciou sua fala transmitindo a constatação de que a alteração do clima é irreversível. "Nenhum esforço de mitigação será suficiente para impedi-la", afirmou. No entanto, fez uma ressalva: "As sociedades, de forma geral, estão se adaptando aos impactos [das mudanças do clima]".

De acordo com Thelma Krug, o IPCC considera fundamental o papel dos governos no processo de mudanças climáticas. Contudo, alertou que, até o ano passado, apenas seis países já haviam produzido planos para as adaptações. Por isso, segundo ela, o governo brasileiro deu um importante passo ao criar a Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental. "É uma oportunidade para desenvolver uma estratégia nacional", afirmou. O consultor do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República, Alberto Fonseca, defendeu que é preciso conciliar desenvolvimento com preservação ambiental. Argumentou também em favor da necessidade de se criar "uma consciência coletiva" sobre o assunto. "E uma educação de qualidade é a base para formar essa consciência de preservação para as próximas gerações", disse. Com dezenas de mapas e gráficos dos relatórios do IPCC, o meteorologista José Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apresentou aos conselheiros do Conama as diferentes conseqüências do aquecimento. Ele deu ênfase à questão das vulnerabilidades. "Não podemos desenvolver adaptações e mitigações sem conhecer as vulnerabilidades", disse. Ele lembrou que o aumento da temperatura causa impactos, sobretudo, nas regiões mais pobres.

Outro palestrante a abordar esse aspecto foi o médico Ulisses Confalonieri, da Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz). Também integrante do IPCC, ele demonstrou como o aquecimento global poderá causar o aumento de algumas doenças. No Brasil, citou que isso ocorrerá, principalmente, no caso das doenças transmitidas pela água. "Além disso, a redução em 30% da produção agrícola irá favorecer a desnutrição", afirmou. Negociador do governo brasileiro em conferências das Nações Unidas sobre mudanças do clima, o advogado Haroldo de Oliveira Machado Filho abordou as questões legais e fez um relato sobre o histórico da atuação do governo brasileiro nos últimos 12 anos. Como Marengo, também defendeu uma atenção maior sobre as vulnerabilidades. Um segundo grupo de palestrantes deu destaque para os impactos das mudanças climáticas nas áreas costeiras e na agricultura. A professora Emília Arasaki, da Universidade de São Paulo, explicou como se dará elevação do nível do mares. Gerente do Projeto Integrado dos Ambientes Costeiros e Marinho do MMA, o oceanógrafo Ademilson Zamboni ampliou a discussão ao detalhar a erosão dos litorais por conta do aquecimento.

Os impactos na agricultura foram o principal tema do engenheiro agrícola Jurandir Zullo, da Unicamp, e da ecóloga Magda Aparecida de Lima, da Embrapa. Ele mostrou projeções sobre o aumento da temperatura para o cultivo de café em diferentes regiões brasileiras. Ela abordou os problemas e as adaptações necessárias para o milho e para soja. O terceiro grupo de palestrantes concentrou-se nos impactos sobre Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Três dos seis participantes das discussões também integram o IPCC. Eles, mais uma vez, demonstraram os resultados dos relatórios do grupo. "De acordo com o IPCC, se a temperatura do planeta aumentar em dois graus, 30% das espécies de plantas vão acabar. Até para mim, que sou pesquisador, foi um choque saber disso", disse o engenheiro eletrônico Carlos Nobre, do Cptec/Inpe. A reunião extraordinária do Conama teve início nesta terça-feira (29) na cidade do Rio de Janeiro. No primeiro dia de trabalhos, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, fizeram a abertura do evento e assinaram dois acordos de cooperação e um protocolo de compromissos. No período da tarde, durante reunião plenária, o Conama aprovou duas resoluções e apreciou 14 moções.

Fonte: MMA

Nenhum comentário: