quinta-feira, 31 de maio de 2007

Hoje (31) é o Dia Mundial sem Tabaco



Existe maneira mais fácil de se proteger do cigarro e Ambiente livre de fumo é por conta da casa são peças da campanha pelo Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta quinta-feira (31) em todo o mundo. O tema deste ano "Ambientes Livres de Tabaco", definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa chamar a atenção da população sobre os riscos de exposição à fumaça do tabaco, que causa a morte de pelo menos 200 mil trabalhadores em ambiente de trabalho, a cada ano, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Uma série de materiais, como folhetos, outdoor, cartazes, vinil adesivo, foram preparados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) do Ministério da Saúde, para comemorar a data por todo o Brasil. Os materiais estão disponíveis no endereço: www.inca.gov.br/tabagismo, onde também está a programação das comemorações pelo País. Nesta quinta-feira também será lançada a Rede Ibero-Americana para o Controle do Tabagismo, que envolverá países da América Latina, e da Europa, como Portugal e Espanha. O Brasil será o articulador da rede que tem como objetivo a troca de experiências governamentais bem sucedidas no controle do tabagismo.

Data comemorativa

A Assembléia da OMS determinou, em 1988, que a celebração do Dia Mundial sem Tabaco acontecesse, a cada ano, no dia 31 de maio. Desde então, anualmente, os 192 países-membros, entre os quais está o Brasil, abordam um tema correlato ao tabagismo, em articulação com a OMS, com o propósito de chamar a atenção para os diversos problemas decorrentes do tabagismo. O ato em defesa da saúde pública entrou em vigor no Brasil no dia 1º de fevereiro de 2006, depois de ter sido adotado nos países-membros da OMS em 21 de maio de 2003. O texto foi assinado no País em 16 de junho de 2003, aprovado pelo Congresso Nacional em 27 de outubro de 2005, ratificado pelo governo brasileiro em 3 de novembro de 2005, e promulgado pelo presidente da República em 2 de janeiro de 2006.

MCT

O Ministério da Ciência e Tecnologia, membro da Convenção-Quadro Internacional para o Controle do Tabaco (Conicq), é representado pela Coordenação Geral de Biotecnologia e Saúde, e tem participado da construção de uma agenda de Estado para o cumprimento do documento, cujo teor traz propostas de ações, a relação das instituições envolvidas, as atividades e cronograma. Por meio desta iniciativa, cada Estado-Membro da OMS trata o tema escolhido do modo mais adequado a sua realidade, divulgando – entre outras informações – os riscos para a saúde dos fumantes e dos não fumantes, a cessação do tabagismo e os prejuízos para o meio ambiente, para a economia e demais áreas da vida social.

Fonte: Coordenação Geral de Biotecnologia do MCT, e do Inca.

Nenhum comentário: