quinta-feira, 31 de maio de 2007

Protestos via celular suspendem construção de fábrica na China

Um milhão de torpedos (mensagens de texto via celular, ou SMS) enviados por cidadãos convenceram o Governo local de Xiamen, da província de Fujian (leste), a suspender a construção de uma fábrica química "altamente poluidora", segundo a agência estatal Xinhua.
A campanha foi lançada por um grupo de opositores à instalação da fábrica de paraxileno por temer o impacto ambiental da fábrica e suas conseqüências para a saúde de trabalhadores e moradores da região.

O governo anunciou a suspensão do projeto, avaliado em US$ 1,4 bilhão, promovido por um grupo taiuanês e que deveria produzir 800 mil toneladas de paraxileno ao ano. Este composto é usado na produção de poliéster, mas é um cancerígeno em potencial se entra em contato com humanos. As mensagens de protesto afirmavam que a fábrica, já em processo de construção, constitui "uma bomba atômica em potencial", já que está situada a apenas sete quilômetros do centro de Xiamen, perto de áreas residenciais e centros de educação. Em março, 105 assessores da Assembléia Nacional Popular (ANP, Legislativo) tinham advertido dos riscos deste projeto durante uma sessão parlamentar em Pequim.

A poluição derivada do acelerado desenvolvimento industrial se transformou em um dos grandes problemas da China, com sérias conseqüências para a saúde de seus habitantes e para o meio ambiente. Esta poluição e a exposição dos alimentos a produtos químicos elevaram a incidência do câncer entre os chineses nos últimos anos. Além disso, 70% dos rios e 90% das águas subterrâneas do país estão contaminados, segundo as estatísticas do Governo.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: