quinta-feira, 31 de maio de 2007

Banco lança força-tarefa contra mudança climática

O banco multinacional HSBC doou 50 milhões de libras (US$ 98,8 milhões) nesta quarta-feira para a criação de uma "força-tarefa verde" para combater a mudança climática ao nível global.

O presidente do HSBC, Stephen Green, disse que "acreditamos conseguir combater as causas e impactos da mudança climática" através desta força-tarefa, que envolverá milhares de funcionários de bancos em todo o mundo com os quatro principais grupos ambientalistas. O HSBC se uniu às organizações The Climate Group, Earthwatch Institute, Smithsonian Tropical Research Institute (STRI) e Fundo Mundial para a Natureza (WWF) para dar aos administradores da preservação e tomadores de decisão as pesquisas mais avançadas, inclusive sobre as florestas do mundo. A parceria, denominada HSBC Climate Partnership, estabeleceu várias metas, uma das quais é ajudar a proteger quatro dos maiores rios do mundo - o Amazonas, o Ganges, o Tâmisa e o Yangtzé - do impacto da mudança climática.

O diretor do WWF, James Leape, disse esperar que a cooperação vá ao encontro do risco de aumento das cheias e secas, à medida que a queima de combustíveis fósseis produz "gases estufa" que prendem o calor da Terra e aquecem o planeta."A HSBC Climate Partnership ajudará o trabalho do WWF para uma melhor administração das reservas mundiais de água, implementar a segurança hídrica para cerca de 450 milhões de pessoas e reduzir o impacto da mudança climática em alguns dos mais importantes rios do mundo", disse Leape.

David Attenborough, naturalista britânico e apresentador que participou do lançamento, disse que ainda há tempo para agir sobre o aquecimento global. "À medida que aumentamos a produção de gases estufa, nos confrontamos com um prospecto muito real de causar danos irreversíveis aos ecossistemas mais frágeis da Terra", disse Attenborough. "Não somos impotentes se agirmos agora, coletivamente e decisivamente", disse. "Podemos reduzir significativamente as causas da mudança climática e implementar as chances de salvaguardar para as gerações futuras a espetacular diversidade de vida na Terra", afirmou.

Fonte: AFP

Nenhum comentário: